Tudo Sobre Microscópios e Microscopia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Maior Microscópio do Brasil e a Partícula de Deus Atravé do Acelerador de Elétrons

Ir para baixo

O Maior Microscópio do Brasil e a Partícula de Deus Atravé do Acelerador de Elétrons Empty O Maior Microscópio do Brasil e a Partícula de Deus Atravé do Acelerador de Elétrons

Mensagem por Admin Seg Mar 19, 2018 11:48 pm

O Maior Microscópio do Brasil e a Partícula de Deus

O Maior Microscópio do Brasil e a Partícula de Deus Atravé do Acelerador de Elétrons Aceler10

Quem não acompanha o assunto talvez se surpreenda, mas há 20 anos que o Brasil tem o seu acelerador de partículas, o único da América Latina, feito quase que exclusivamente com peça produzidas no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (LNLS/CNPEM), em Campinas (SP).

O UVX, abreviação para "do ultravioleta ao raio-X", não tem a mesma função do Grande Colisor de Hádrons (LHC), do Cern (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), na Suíça, mas já contribuiu bastante para pesquisas nacionais e internacionais que exigem imagens em escala micro.

Hoje sua tecnologia de segunda geração já ficou ultrapassada, mas ele serve de inspiração para um projeto maior, um dos principais em andamento na área de ciência e tecnologia no país: o Sirius, que pretende competir pelo título de acelerador de elétrons mais moderno do mundo.

É uma construção ambiciosa, que deve consumir R$ 1,5 bilhão em investimentos do governo federal e, se o planejamento for cumprido, funcionará a partir de 2018 --até o momento não foram anunciados cortes de verbas para o projeto.

Mas você sabe por que é importante investir tanto na luz síncrotron?.

O Brasil não vai descobrir nenhuma "partícula de Deus" com esse acelerador. A função de aceleradores de elétrons como o UVX e o Sirius é gerar uma luz super brilhante, chamada síncrotron, usada para produzir imagens microscópicas incrivelmente detalhadas e com grande potencial para pesquisas.
Mas você sabe por que é importante investir tanto na luz síncrotron? O Brasil não vai descobrir nenhuma "partícula de Deus" com esse acelerador. A função de aceleradores de elétrons como o UVX e o Sirius é gerar uma luz super brilhante super brilhante, chamada síncrotron, usada para produzir imagens microscópicas incrivelmente detalhadas e com grande potencial para pesquisas.
Funciona mais ou menos assim:


A aceleração de elétrons a uma velocidade próxima à da luz gera uma radiação que pode ser usada para enxergar em nível molecular. Funciona como um gigantesco microscópio.
Esse detalhamento é importante para pesquisas em áreas tanto da física, química e biologia quanto da medicina, geologia, nanotecnologia, engenharia de materiais e até paleontologia, por exemplo.

Com o Sirius, o Brasil vai estar na ponta da tecnologia ligada à luz síncrotron. Ele vai permitir fazer coisas que em nenhum outro lugar do mundo é possível. Vou ficar feliz quando o Brasil for lembrado por ter o acelerador de elétrons mais moderno do mundo.

Antônio José Roque, diretor do LNLS

Boa Leitura e Complementação de Informação.

Att.
O Maior Microscópio do Brasil e a Partícula de Deus Atravé do Acelerador de Elétrons Prof_p10
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 138
Data de inscrição : 19/09/2015
Idade : 63
Localização : Presidente Prudente - SP

http://cpma.microscópios e microscopia óptica.com

Ir para o topo Ir para baixo

O Maior Microscópio do Brasil e a Partícula de Deus Atravé do Acelerador de Elétrons Empty Re: O Maior Microscópio do Brasil e a Partícula de Deus Atravé do Acelerador de Elétrons

Mensagem por Admin Ter Mar 20, 2018 9:11 am

Incrível d ao mesmo tempo inacreditável.
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 138
Data de inscrição : 19/09/2015
Idade : 63
Localização : Presidente Prudente - SP

http://cpma.microscópios e microscopia óptica.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos