Tudo Sobre Microscópios e Microscopia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sistema óptico de microscópio

Ir para baixo

Sistema óptico de microscópio Empty Sistema óptico de microscópio

Mensagem por Admin Dom Jul 16, 2023 7:10 pm

.
.


Sistema óptico de microscópio
SISTEMA OPTICO MODERNO

Atualmente, um microscópio moderno foi projetado para fornecer imagens nítidas e ampliadas das amostras observadas, usando dois sistemas ópticos complexos, oculares e objetivos, acoplado em um suporte estável que permite troca e alinhamento precisos.
Sistema óptico de microscópio Partes-del-microscopio

Elementos do microscópio

Sistema óptico de microscópio Lupa-flores


OCULAR

Se queremos observar um pequeno objeto em detalhes, geralmente o aproximamos do olho para que a imagem na retina seja ampliada. A existência do próximo ponto limita nossas possibilidades de ver o objeto claramente.
A lupa, também chamada de microscópio único ou lente de aumento, atinge um aumento angular, permitindo que o objeto seja colocado mais próximo do olho do que onde normalmente focaria, criando assim uma imagem virtual ampliada.
Sistema óptico de microscópio Microscopio-de-tambor2

A separação padrão da distância focal é de 25 cm. A lente de uma lupa é uma lente convergente que permite ver objetos maiores que o original. As oculares de vários instrumentos ópticos são compostas de lupas simples; as aberrações que as lupas podem produzir as tornam inadequadas para as oculares de instrumentos ópticos de alta precisão.
As oculares dos microscópios são usadas para observar uma imagem real e invertida produzida pela lente; são compostos de duas lentes que geralmente são separadas por um diafragma; a lente superior ( da lente ocular ) forma uma imagem virtual do alvo ampliado ( aumentado ) para ser vista.
A lente inferior da ocular ( que coleta a lente ) coleta a imagem da lente, reduz-a e transforma-a dentro da ocular, em uma imagem virtual diretamente em relação à imagem da lente, mas ainda invertida, em relação ao objeto; posternamente, o olho corrige a imagem e achata e esclarece o campo óptico ou o plano circular em que o objeto aparece. O aumento nas oculares normalmente varia de 5X a 15X.
Sistema óptico de microscópio Microscopios_oculares

TIPOS DE OCLES

  • Negativos: São aqueles que contribuem para a formação da imagem primária e não são adequados para uso como lupa.
  • Positivo: Eles ampliam a imagem sozinhos; a imagem primária é formada apenas na lente e pode ser usada como uma lupa.
  • Compensadores: Eles corrigem certas aberrações.
  • Medição: Eles incorporam grades ou escala de medição graduada para medir o tamanho das partículas.


Sistema óptico de microscópio Oculares-con-retc3adculas
CLASSIFICAÇÃO DE OCULARES

Existem dois tipos de oculares agrupadas de acordo com a lente e o arranjo do diafragma; as oculares negativas, com um diafragma interno positivo e ocular, eles têm um diafragma abaixo das lentes da ocular. 
Sistema óptico de microscópio Observar-por-los-oculares1

Oculares negativas são compostas de dupletos, conjunto ( de duas lentes cimentadas ) a lente superior, mais próxima do olho do observador, É chamada de lente ocular, e a lente inferior abaixo do diafragma é frequentemente chamada de lente de campo. 
Sistema óptico de microscópio Esquema-de-oculares-de-huygens-y-ramsden

        Ocular positivo de Ramsden Huygens ocular ocular ocular ocular ocular ocular negativo 
Na sua forma mais simples, as duas lentes são plana-convexas, com lados convexos « voltados para » a amostra. Uma curta distância entre essas lentes é uma abertura circular fixa ou diafragma interno, que, devido ao seu tamanho, define o campo circular observado ao olhar através do microscópio.
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 138
Data de inscrição : 19/09/2015
Idade : 63
Localização : Presidente Prudente - SP

http://cpma.microscópios e microscopia óptica.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos