Robert Hooke e a pesquisa microscópica dos seres vivos - Apresentação
Página 1 de 1
Robert Hooke e a pesquisa microscópica dos seres vivos - Apresentação
.
.
.
Roberto de Andrade Martins *
Resumo: O livro Micrographia, publicado em 1665 por Robert Hooke (1635-1703), foi uma das primeiras obras onde o microscópio foi aplicado ao estudo dos seres vivos.
Alguns desenhos minuciosos desse livro se tornaram famosos, como o de uma pulga e o de um piolho.
Não há dúvidas de que a microscopia introduziu um novo modo de ver o mundo; mas qual foi, exatamente, a contribuição desses estudos de Hooke?
Por um lado, a Micrographia apresenta descrições detalhadas de seres vivos, acompanhadas de desenhos, permitindo conhecer melhor alguns aspectos microscópicos dos animais e das plantas. Porém, há muito mais do que isso, nessa obra.
O trabalho de Hooke não foi simplesmente um conjunto de observações ao acaso.
Ele era um pesquisador experiente, tendo trabalhado com Robert Boyle e outros importantes cientistas durante muitos anos. Sabia fazer perguntas e respondê-las através da experimentação, e foi essa técnica experimental que ele trouxe para o estudo microscópico dos seres vivos.
* Grupo de História da Ciência e Ensino, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências (GHTC), Universidade de São Paulo (USP). Email: roberto.andrade.martins@gmail.com scientists for several years. He knew how to ask questions and to answer them by experiments, and he brought this experimental technique to the microscopic study of living beings.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1 INTRODUÇÃO
Robert Hooke (1635-1703) foi um importante filósofo natural que deu contribuições a diversas áreas do conhecimento.
Suas contribuições mais conhecidas são no campo da física, mas seus estudos microscópicos sobre seres vivos também foram muito importantes.
Embora Hooke não esteja entre os cientistas mais populares, todos os que já estudaram detalhadamente suas contribuições ficaram impressionados. Edward Andrade o considerava “Provavelmente o homem mais inventivo que já viveu até hoje, e um dos mais hábeis experimentadores” (Andrade, 1950, p. 153).
Este artigo apresentará alguns desses aspectos de sua obra, contidos no seu livro Micrographia, publicado em 1665. Pode-se afirmar que, nessa obra, Hooke se destacou pelo cuidado das descrições e desenhos, pela variedade de objetos naturais estudados e, principalmente, pelo seu esforço em compreender a função de cada parte dos pequenos seres vivos, fazendo não apenas observações mas também experimentos, de forma sistemática. Para isso, utilizou sua vasta experiência de experimentação, desenvolvida em sua colaboração com importantes pesquisadores da época, como Robert Boyle. 2
INFORMAÇÕES BIOGRÁFICAS
Robert Hooke nasceu em 18 de Julho de 1635 na vila de Freshwater, que fica na ilha de Wight, no Canal da Mancha1 .
Seu pai era o cura da Igreja de Todos os Santos, nessa vila. Quando criança, Hooke era fraco e doentio.
Gostava de se dedicar à construção de brinquedos e dispositivos mecânicos, tentando reproduzir tudo o que via.
“Ele também tinha uma grande fascinação por desenho, tendo com aproximadamente a mesma idade copiado com uma pena diversas gravuras que o sr. Hoskins (filho do mestre da famosa Hoskins Cowpers) se admirou por alguém que não tinha sido instruído pudesse imitá-las tão bem” (Waller, 1705, p. ii).
CONTINUA...
ATT.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos