Polarização, Petrográfica, Geológica
Página 1 de 1
MICROSCÓPIOS
James Gregory McHone - Geólogo, PhD, CPG
James Gregory McHone - Geólogo, PhD, CPG
Geólogos como eu ensinam os alunos e conduzem pesquisas com microscópios chamados "polarizadores" ou "pol". Após o desenvolvimento no final do século 19, os polos tornaram-se ferramentas críticas para o estudo dos minerais e estruturas das rochas (nossa Terra), que podem nos dizer muito sobre como eles se formaram. Esses usuários são petrologistas, que estão fazendo petrografia. Microscópios polarizadores também são usados por mineralogistas, geofísicos, cientistas do solo, químicos de cristal, engenheiros de materiais, pesquisadores médicos, consultores de amianto e muitos outros, incluindo biólogos.
O método que pode ser empregado com esses instrumentos é chamado de PLM (microscopia de luz polarizada). Os escopos de "polarização simples" são geralmente apenas microscópios biológicos com filtros pol, um inserido sob a cabeça e outro em um suporte de filtro subestágio. Sobre qualquer microscópio pode ser modificado, incluindo microscópios estéreo, mas o tipo comum é um microscópio composto. Os projetados para trabalhos geológicos são também conhecidos como microscópios "petrográficos" (= "rock imaging"), que têm acessórios para auxiliar estudos minerais em seções finas de rochas.
Muitos outros materiais cristalinos (orgânicos e inorgânicos) produzem efeitos ópticos interessantes com ambos os polarizadores no lugar, e algumas amostras biológicas podem mostrar mudanças úteis de contraste contra um fundo escuro.
No meu laboratório de pesquisa, um microscópio de polarização petrográfica Olympus BH2 BHSP (abaixo) está me servindo bem, e estou convencido de que é o melhor dos microscópios pol de bancada do século XX. Eu vou usá-lo para ilustrar escopos pol.
O método que pode ser empregado com esses instrumentos é chamado de PLM (microscopia de luz polarizada). Os escopos de "polarização simples" são geralmente apenas microscópios biológicos com filtros pol, um inserido sob a cabeça e outro em um suporte de filtro subestágio. Sobre qualquer microscópio pode ser modificado, incluindo microscópios estéreo, mas o tipo comum é um microscópio composto. Os projetados para trabalhos geológicos são também conhecidos como microscópios "petrográficos" (= "rock imaging"), que têm acessórios para auxiliar estudos minerais em seções finas de rochas.
Muitos outros materiais cristalinos (orgânicos e inorgânicos) produzem efeitos ópticos interessantes com ambos os polarizadores no lugar, e algumas amostras biológicas podem mostrar mudanças úteis de contraste contra um fundo escuro.
No meu laboratório de pesquisa, um microscópio de polarização petrográfica Olympus BH2 BHSP (abaixo) está me servindo bem, e estou convencido de que é o melhor dos microscópios pol de bancada do século XX. Eu vou usá-lo para ilustrar escopos pol.
Você pode discordar dessa avaliação, mas em minhas pesquisas e negócios eu usei mais de duas dúzias de diferentes microscópios petrográficos de muitas marcas e modelos. Na verdade, gostei de todos eles, mas alguns eram melhores que outros em design, função e qualidade. Seis dos melhores polos da minha experiência são o assunto do meu artigo na revista na Internet chamado Micscape , também abaixo. Eu também descrevi alguns microscópios petrográficos estudantis interessantes nesse diário. Eventualmente eu adicionei uma cabeça super-larga e oculares com um número de campo de visão de 26,5. Ele inclui cerca de 2,65 mm de slide na vista com o objetivo de 10x, ou 6,625 mm com o 4x, que é enorme. Muito bom para a digitalização de slides de rocha grossa, mas eu tive que renovar dioptrias presas nessas oculares especiais.
Também fixei várias objetivas da Zeiss Pol com anéis de foco congelados , desmontando, limpando, re-lubrificando e remontando-os completamente. Pode não ser para os fracos de coração, mas também não é ciência de foguetes. Você precisa de ferramentas adequadas.
Outro artigo do Micscape descreve o caminho para a obtenção do meu BHSP, incluindo microscópios petrográficos anteriores que eu usei para pesquisa geológica. Novos modelos do século XXI, como o Zeiss Axio Scope Pol ou o Olympus BX53P, são, sem dúvida, microscópios ainda melhores do que a minha máquina do final dos anos 80, mas meu orçamento nunca permitirá tais microscópios novos e muito caros. De fato, há um bom número de microscópios do final do século XX que podem atender aos requisitos profissionais por um custo modesto, e também ser satisfatório para possuir e usar. Meu microscópio de pesquisa pessoal é agora uma Olympus BX50P de meados dos anos 90, que possui uma incomparável ótica e qualidade tão alta quanto a BHSP - excelente!
CONTINUA...Também fixei várias objetivas da Zeiss Pol com anéis de foco congelados , desmontando, limpando, re-lubrificando e remontando-os completamente. Pode não ser para os fracos de coração, mas também não é ciência de foguetes. Você precisa de ferramentas adequadas.
Outro artigo do Micscape descreve o caminho para a obtenção do meu BHSP, incluindo microscópios petrográficos anteriores que eu usei para pesquisa geológica. Novos modelos do século XXI, como o Zeiss Axio Scope Pol ou o Olympus BX53P, são, sem dúvida, microscópios ainda melhores do que a minha máquina do final dos anos 80, mas meu orçamento nunca permitirá tais microscópios novos e muito caros. De fato, há um bom número de microscópios do final do século XX que podem atender aos requisitos profissionais por um custo modesto, e também ser satisfatório para possuir e usar. Meu microscópio de pesquisa pessoal é agora uma Olympus BX50P de meados dos anos 90, que possui uma incomparável ótica e qualidade tão alta quanto a BHSP - excelente!
Att.