Tudo Sobre Microscópios e Microscopia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Polarização, Petrográfica, Geológica - Parte II

Ir para baixo

Polarização, Petrográfica, Geológica - Parte II Empty Polarização, Petrográfica, Geológica - Parte II

Mensagem por Admin Ter Ago 06, 2019 5:35 pm

Polarização, Petrográfica, Geológica - Parte II BHTP_intermediatetube






Vários recursos importantescomuns aos microscópios petrográficos são ilustrados nesta foto da seção intermediária do meu escopo Olympus BH2 pol. Entre a cabeça e o braço, há um tubo intermediário com uma lente Bertrand, um filtro analisador e um slot de 6x20 mm para uma placa de onda compensadora. A lente Bertrand tem um mostrador para entrar e sair do caminho da luz, com um segundo mostrador para focalizá-lo. O analisador (filtro polarizador superior) pode ser movido para dentro e para fora através de uma placa deslizante, e sua parte do tubo é marcada em graus para rotação, com um parafuso de travamento. Placas de onda para o slot aberto têm entalhes para permitir paradas precisas para um furo aberto ou o filtro de onda.


A torre do nariz desliza em uma cauda de andorinha para fácil substituição, e mantém quatro objetivos DPlan (aqui 4x, 10x, 20x, 40x) PO designados para sua construção livre de tensão. Três dos furos da torre podem ser centralizados através de parafusos laterais, usando pequenas chaves especiais, ou porque estes são facilmente perdidos e difíceis de substituir, pequenas chaves de fenda. As mesmas chaves ajustam dois parafusos de centralização para o estágio circular, que é graduado em graus com uma alavanca para engatar um "clique" a cada 45 graus e um parafuso de parada para travar o estágio no lugar. Um estágio mecânico especial xy (suporte de slides) é feito com botões de controle baixos, de modo a não interferir com os objetivos durante a rotação. É removível porque alguns petrógrafos preferem mover os slides manualmente.




Polarização, Petrográfica, Geológica - Parte II BH2_pol_condenser





Abaixo do palco está um condensador Pol (sem tensão) com uma lente superior flip-up, na 0,25 / 0,90. Esta lente superior concentra luz para os objetivos de maior potência, necessários quando a lente Bertrand é usada para fazer uma visão "conoscópica" de uma "figura de interferência" (um padrão de luz de diagnóstico formado na superfície da lente traseira da objetiva). A parte inferior do condensador contém um filtro polarizador que pode ser girado, com um clique para "polarizadores cruzados" de 90 graus. No meu Olimpo, todas essas peças especiais são muito bem feitas, e cuido bem delas porque são caras!


O vidro pode ficar levemente polarizado sob pressão irregular ou se não for resfriado uniformemente, deixando "tensão" residual. Como normalmente há um filtro pol no caminho da luz (sob o condensador), uma fonte extra de polarização irá adicionar efeitos birrefringentes indesejáveis, de modo que as peças óticas são construídas (ou cuidadosamente selecionadas da produção normal) para minimizar a tensão. Tais objetivos, oculares e condensadores podem ser marcados com P, Po, Pol ou SF (livre de tensão) ou ter letras vermelhas. No entanto, muitas peças ópticas “regulares” podem funcionar bem no seu escopo pol, portanto, vale a pena um teste. Um problema maior é a polarização de reflexão por espelhos e prismas em cabeças binoculares e trinoculares, e é por isso que muitos telescópios antigos utilizam cabeças monoculares. A visualização de dois olhos vale algum custo extra se você puder encontrar uma cabeça polo binocular, ou se não, você pode estar disposto a tolerar a leve birrefringência induzida de uma cabeça biológica padrão. Naturalmente, não haverá nenhum se você puder balançar ou remover ambos os filtros pol ao visualizar a luz "simples". ou, se não, você pode estar disposto a tolerar a leve birrefringência induzida de uma cabeça biológica padrão. Naturalmente, não haverá nenhum se você puder balançar ou remover ambos os filtros pol ao visualizar a luz "simples". ou, se não, você pode estar disposto a tolerar a leve birrefringência induzida de uma cabeça biológica padrão. Naturalmente, não haverá nenhum se você puder balançar ou remover ambos os filtros pol ao visualizar a luz "simples".


O que eles custam?


Porque eles eram feitos em números relativamente pequenos, ou suas partes modulares poderiam ser bastante especializadas, os microscópios petrográficos novos e usados ​​exigem preços premium - geralmente do dobro ao triplo do preço de uma versão biológica do mesmo modelo, dependendo de quão completo ele é. é. Alguns modelos BX pol foram vistos no eBay por US $ 6.000 a US $ 12.000. Os modelos BH2 BHTP que estão completos o suficiente para serem usados ​​custam US $ 2.500 ou mais, mas às vezes os estandes parciais que precisam de trabalho aparecem no eBay por US $ 1.000 a US $ 1.500, dependendo de quais partes eles possuem. Os modelos mais antigos (anos 60-70) de outras marcas geralmente custam menos de US $ 1.500, com modelos de estudantes frequentemente abaixo de US $ 1.000. Estes tendem a ser monoculares, às vezes binoculares, e cabeças trinoculares podem existir por várias centenas de dólares a mais. Mas - certifique-se de que estas são versões pol. Os modelos monoculares de "pé de ferradura" da década de 1960 e anteriores (e versões chinesas mais recentes) costumam custar de US $ 300 a US $ 700. Procure por exemplos com placas de onda e pelo menos 3 objetivos.


Se você estiver equipando um com peças ópticas adicionais, pode achar que objetivas, oculares e até mesmo condensadores menos caros de versões biológicas (ou seja, não certificadas como isentas de tensão) funcionam bem ou, pelo menos, tão próximos que seus efeitos de tensão dificilmente perceptível. Mas se você está comprando um com seu preço petrográfico mais alto, ele já deve ter as versões adequadas de ótica para obter o valor do seu dinheiro (e preservar seu maior valor de revenda).


Durante vários anos, contei itens com "microscópio" em seus títulos, conforme listado no eBay.com, por marca e tipo. Veja a microscopia do eBay (uma planilha do excel) para uma tabela e gráficos de alterações por mês nesses números. Um total alto perto de 10.000 itens foi alcançado em agosto de 2009, mas à medida que a recessão diminuiu, o número de listagens de microscópio caiu. Os preços caíram também, mas desde então (mais ainda são pechinchas, mas cuidado). Em 2010, parei de contar porque o eBay mudou a maneira de listar itens em minhas categorias de microscópio, e as novas contagens não podem ser comparadas ao meu registro. Como você pode imaginar, os quatro grandes são as marcas mais populares, mas há muitos escopos e peças AO e B & L por aí também. Os preços do eBay para microscópios permanecem em níveis de barganha,


Veja também estas notas sobre como adaptar câmeras digitais aos meus microscópios Olympus BH-2 e BX50. Veja mais sobre as câmeras Olympus na minha página da Olympus BH2 . No eBay são os meus Guias de Compra Microscópio s e Cuidados com microscópios . Se você achar que eles são úteis, por favor, verifique as caixas de resposta para que eu possa ficar no top 1000!






Att.
Polarização, Petrográfica, Geológica - Parte II Prof_p13
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 138
Data de inscrição : 19/09/2015
Idade : 64
Localização : Presidente Prudente - SP

http://cpma.microscópios e microscopia óptica.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos